Os projetos são desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio do Sesi de São Bernardo do Campo, Diadema e Santo André
Por: Amanda Costa - Comunicação Regional
30/06/202511:08- atualizado às 11:09 em 30/06/2025
Dar voz aos estudantes, incentivar a criatividade, promover o pensamento crítico e abrir espaço para que eles sejam agentes da própria aprendizagem. Essa é a essência dos projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio do Sesi de São Bernardo do Campo, Diadema e Santo André.
Iniciativas como o “Jornal Jovem” (um jornal semestral produzido por mais de 100 alunos do Sesi São Bernardo); o “SESI em Foco” (projeto de jornalismo em fase inicial na escola Sesi Santo André, unidade 221); o “SESI Cast” (podcast criado pelos alunos do Sesi Diadema), além dos projetos de redação e produção textual, não são apenas atividades extracurriculares, mas experiências que formam comunicadores, cidadãos conscientes e protagonistas do próprio futuro.
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No “Jornal Jovem” e no “SESI em Foco” os alunos exploram práticas jornalísticas, passando por todas as etapas: apuração, produção de conteúdos, entrevistas e reportagens. Como destacou a estudante do Sesi São Bernardo, Beatriz Amaral, “é um espaço onde mostramos tudo o que aprendemos em sala de aula, o nosso olhar crítico e os projetos que desenvolvemos. Como alunos, temos o dever de levar esse conhecimento para além dos muros da escola”.
A professora de Língua Portuguesa do Sesi São Bernardo, Ilvanita de Sousa Barbosa, reforça o papel transformador da escola com essas iniciativas. “É uma satisfação trabalhar com literatura no Ensino Médio do SESI. Promovemos uma leitura crítica, diversa, que amplia o universo dos estudantes. Eles são protagonistas da própria aprendizagem, às vezes ensinando, às vezes aprendendo. A esperança de uma sociedade melhor está na sala de aula. E é isso que me move todos os dias”, afirma.
Já o “SESI Cast” é uma experiência que conecta criatividade e tecnologia, mergulhando no universo dos podcasts. Nele, os alunos planejam roteiros, discutem temas relevantes, gravam e editam episódios para levarem suas vozes, reflexões e visões de mundo para estudantes de todas as idades. “É uma oportunidade de se comunicar de outra forma. A gente aprende a organizar nossas ideias, a falar em público, a trabalhar em grupo. Isso faz diferença não só na escola, mas também na vida”, destaca Enzo Ribeiro, integrante do grupo de influencers de tecnologia e participante do projeto no Sesi Diadema.
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Essas experiências formam uma geração que entende seu papel no presente e no futuro: jovens que sabem se comunicar, argumentar, criar e, sobretudo, transformar realidades. Foi justamente para conhecer de perto esse movimento que o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, visitou a escola Sesi São Bernardo e participou de um momento de escuta e integração com os representantes desses projetos, no dia 12 de junho.
Durante a roda de conversa, conduzida pelos próprios alunos, Fausto ouviu as inquietações, reflexões e percepções dessa juventude. Os estudantes apresentaram suas iniciativas e conduziram, com total autonomia, uma conversa sobre temas como educação, indústria, inteligência artificial, saúde mental e legado institucional.
O conselheiro destacou que estar próximo das escolas, especialmente em um momento em que o SESI Nacional se aproxima dos seus 80 anos, é também reencontrar a própria história da instituição. “Nesta região, o SESI cumpre um papel essencial ao lado das montadoras e da indústria química: formar os filhos dos trabalhadores, atender a comunidade e impactar a sociedade como um todo. É um espaço que inspira inovação e criatividade, preparando para a vida e para o trabalho. Visitar as escolas do ABCD é também revisitar a própria história do SESI”, disse ele.
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O encontro reafirmou aquilo que o dia a dia já demonstra: quando a escola confia nos seus alunos e oferece espaço para que eles se expressem, pensem e criem, ela se torna muito mais do que um lugar de ensino. Ela se torna um espaço de transformação, protagonismo e construção de futuros.
Vale destacar que a visita a São Bernardo integra uma série de agendas institucionais do Conselho Nacional do SESI em todo o Brasil e reafirma o compromisso da entidade com uma educação conectada ao mundo do trabalho, à realidade dos territórios e, principalmente, ao futuro da juventude brasileira.