Com o tema “Matemática – Expandir para Multiplicar”, instituição apresenta soluções educacionais para transformar a relação dos estudantes com a disciplina que tem baixos níveis de aprendizagem
Por: Sarah Toledo, Sesi-SP
16/04/202515:01- atualizado às 16:33 em 16/04/2025
A Matemática ainda é um dos maiores desafios da educação brasileira. Dados do PISA (2022) mostram que 70% dos alunos brasileiros de 15 anos não conseguem resolver problemas simples. De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024, recém-divulgado, apenas 3,7% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública alcançaram níveis adequados de aprendizagem em matemática em 2021 — o pior resultado registrado desde 2017.
Diante desta realidade, o Sesi-SP escolheu o tema “Matemática – Expandir para Multiplicar”, além de focar na formação de professores da Faculdade Sesi de Educação, em sua participação na Bett Brasil 2025, maior feira de educação e tecnologia da América Latina. O evento acontece de 28 de abril a 1º de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, com entrada gratuita mediante credenciamento no site oficial da feira.
Localizado nos estandes D20 e D30, em frente ao Auditório Aquário, o espaço do Sesi-SP apresentará seus programas educacionais voltados à educação matemática e algumas soluções inovadoras para tornar o ensino dessa disciplina mais acessível e conectado com o mundo real. Além disso, contará com palestras de especialistas do Sesi-SP, da Faculdade SESI de Educação e outros palestrantes renomados no tema. A proposta é promover uma nova forma de ensinar e aprender a matemática que, historicamente, é associada à dificuldade e ao desinteresse dos estudantes.
No estande serão demonstradas as atividades práticas e interativas que estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas. Entre os destaques estão os desafios matemáticos e jogos manipuláveis, que exploram conceitos como números binários, o paradoxo de Monty Hall, o Enigma de Einstein e jogos clássicos como Tétris e Yoté.
A programação inclui ainda jogos voltados à geometria e à trigonometria, com desafios sobre ângulos, congruência e semelhança, além de ensino de funções seno e cosseno com materiais concretos – tudo com versão em LIBRAS para garantir acessibilidade.
Outro destaque é o espaço de robótica e pensamento computacional, com atividades STEAM que envolvem programação, simulação de cenários e até biomecânica, reforçando a conexão entre Matemática, ciência e tecnologia. Também será possível experimentar jogos e práticas voltadas à alfabetização matemática, com atividades desplugadas e tabuleiros que favorecem a fluência e o raciocínio lógico desde os primeiros anos escolares, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A programação do estande inclui palestras diárias com especialistas em educação e Matemática, sempre em três horários: 10h, 14h e 16h. Dente os especialistas do Sesi-SP, estão Adilson Dalben (Supervisor do Matemática² - Sesi-SP) com o tema Um novo anormal na formação de professores de Matemática; e Fernando Geraldello e André Faria (Sesi-SP) com o tema Jogos e Pensamento Computacional: como se relacionam com a Matemática.
Dentre os palestrantes convidados estão Nilson José Machado (USP) abordando Linguagem matemática: ideias fundamentais; Dario Fiorentini (UNICAMP) com Formação de professores e educação matemática: os desafios da educação básica; Nuria Climent Rodriguez (Universidade de Huelva?) com O Conhecimento Especializado do Professor de Matemática; Katia Stocco (Instituto Reúna) abordando Resolução de problemas matemáticos na alfabetização; e Ernesto Martins (Iede) com O cenário do ensino da Matemática no Brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais.
Outro destaque da participação do Sesi-SP na Bett Brasil 2025 é a comemoração dos 10 anos da Faculdade SESI-SP de Educação. Criada com a missão de ser um centro de excelência na formação de professores, a instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa voltados à área educacional. Seus cursos de licenciatura são organizados por área de conhecimento e estruturados de forma interdisciplinar, possibilitando um olhar contextualizado e conectado à realidade dos estudantes. Com a Residência Educacional, os alunos vivenciam experiências práticas em sala de aula desde o início da formação, aprendendo a ensinar de maneira inovadora e transformadora. Durante o evento, será possível conhecer mais sobre a proposta pedagógica da Faculdade e seus cursos focados em práticas docentes eficazes para os desafios da educação contemporânea.
Além das experiências apresentadas na feira, que são práticas nas unidades da rede Sesi-SP, a entidade também desenvolve uma série de programas estruturados para transformar o ensino da Matemática nas escolas públicas.
Promovida pela Faculdade Sesi de Educação em parceria com o governo de São Paulo, a pós-graduação Matemática² já capacitou mais de mil professores, com previsão de impacto em 26 mil profissionais até 2034. O curso visa qualificar professores para ensinar matemática de forma contextualizada e acessível. Propõe a matemática como linguagem e ferramenta para a vida. O objetivo é formar docentes que tornem os alunos mais confiantes e preparados para resolver problemas do cotidiano.
Para o Ensino Fundamental, o projeto PCMat – Novo Olhar já beneficiou 145 municípios, com 17.406 professores atendidos e impacto direto em mais de 500 mil estudantes. A formação é gratuita e utiliza metodologias ativas e o modelo STEAM, com foco em pensamento computacional, para fortalecer a proficiência matemática no Ensino Fundamental I e II.
Outro destaque é o Programa Alfabetização Responsável (PAR), que atua no processo de alfabetização desde os primeiros anos escolares, com foco também na construção da lógica matemática. Até 2024, o programa chegou a 428 municípios, com 26.741 professores formados, 523.664 alunos impactados e 8.913 gestores capacitados. A proposta é envolver educadores, gestores públicos e a sociedade na construção de uma base sólida para o futuro educacional das crianças paulistas.
O Sesi-SP também atua com Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com mais de 21 mil matrículas entre 2019 e 2023 e 19 mil inscritos em 2024 na Nova EJA e EJA profissionalizante. A Robótica Educacional, presente como componente curricular na rede Sesi, já atendeu 95.582 estudantes entre 2021 e 2025, reforçando o papel da Matemática na formação integral dos alunos.