Resultado de um trabalho coletivo, a publicação reúne relatos de professores que desenvolveram soluções criativas para tornar o aprendizado mais significativo.
Por: Elaine Casimiro, comunicação Sesi-SP
01/07/202516:00- atualizado às 16:02 em 01/07/2025
Valorizar o saber que nasce dentro da escola e dar visibilidade às práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas por professores da rede Sesi-SP e de escolas públicas parceiras. Foi com esse propósito que nasceu o livro “Experiências Docentes”, lançado em janeiro deste ano durante o evento Saber em Ação, que celebra e compartilha práticas realizadas pelos educadores com seus estudantes.
A ideia de reunir essas experiências em uma publicação surgiu da convergência entre um convite da Editora Sesi-SP e um desejo antigo da equipe de Supervisão de Formação.
“O livro alinhou um convite da Editora Sesi-SP com um desejo antigo de publicar as práticas dos professores, que já seriam compartilhadas no ano de 2024. É uma ação que a Supervisão de Formação acredita bastante, pois valoriza o conhecimento que é produzido no interior da escola pelos docentes”, afirma Juliana Prezia e Silva, supervisora técnica educacional do Sesi-SP.
Uma das marcas da publicação é a diversidade de experiências e contextos. O livro reúne relatos tanto de docentes da rede Sesi-SP quanto de professores das escolas públicas parceiras.
“Foi importante incluir experiências tanto da rede Sesi-SP quanto das escolas públicas parceiras para promover uma troca rica e diversificada de conhecimentos, práticas e desafios enfrentados em contextos diferentes. Essa integração possibilita o aprendizado mútuo, o desenvolvimento de soluções mais abrangentes e adaptadas à realidade de cada escola, além de fortalecer a colaboração entre diferentes instituições educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino como um todo”, destaca Juliana.
Para transformar as práticas em relatos que pudessem inspirar outros educadores, os professores contaram com o apoio de analistas técnicos educacionais do Sesi-SP.
“Os analistas desempenharam o papel de não apenas apoiar os professores na escrita, mas de provocar, questionar, fundamentar o trabalho realizado, com intervenções relevantes para que o processo de coautoria se enriquecesse em detalhes. Houve idas e vindas, trocas e reflexões, ajustes e complementações, que contribuíram para qualificar um texto elaborado por muitas mãos, possibilitando a aprendizagem em diversos aspectos para todos os envolvidos. Acreditamos no movimento reflexivo do professor, que pensa (e repensa) sua prática ao registrar os percursos e ao buscar respostas às indagações do analista”, conta Daiane Morales, analista técnica educacional do Sesi-SP.
O livro apresenta uma variedade de temas que dialogam diretamente com os desafios do cotidiano escolar.
“Os temas abordados são diversos, tais como: jogos interativos envolvendo operações com números racionais e irracionais; produções poéticas com enfoque educativo e superação de dificuldades; e o projeto Oppenheimer. Todas as iniciativas têm como princípios norteadores a interdisciplinaridade, a promoção da aprendizagem significativa, o estímulo ao trabalho colaborativo e a integração no planejamento pedagógico”, detalha Daiane.
Mais do que apenas registrar experiências, a publicação busca inspirar mudanças e promover uma cultura de reflexão, colaboração e inovação nas escolas.
“Esperamos inspirar uma transformação nas práticas pedagógicas que valorize a colaboração, a reflexão crítica e a inovação no processo de ensino-aprendizagem. A publicação busca incentivar professores a adotarem abordagens mais participativas e integradas, promovendo a troca de experiências e a construção coletiva do conhecimento, além de estimular o uso de metodologias que atendam às necessidades específicas dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e contextualizado”, reforça Daiane.
O grande diferencial do “Experiências Docentes” é justamente trazer à tona o conhecimento que nasce no chão da escola.
“O diferencial desse livro é poder publicizar práticas docentes que acontecem dentro das escolas, compartilhar práticas exitosas que possam servir de inspirações aos outros professores. O que geralmente valorizamos são as publicações acadêmicas e queremos mostrar que há muito conhecimento sendo construído pelos docentes”, afirma Juliana.
A distribuição do livro foi feita internamente, contemplando professores autores, analistas, especialistas, supervisores escolares, equipes gestoras e os municípios conveniados.
“A distribuição foi realizada internamente aos professores autores, Analistas Técnicos Educacionais, Especialistas Educacionais, Supervisores Escolares, Equipe Gestora das unidades SESI e para os municípios conveniados. Contamos com a distribuição de 18 exemplares para professores(as) de cada polo formativo, além da disponibilização do QR Code na plataforma Conecta-SESI, possibilitando o acesso aos(as) docentes dos municípios parceiros do Sistema Sesi”, explica Daiane.
E as boas notícias continuam: uma nova edição já está em produção.
“Estamos trabalhando com a II Edição que será lançada em janeiro de 2026, no Dia do Compartilhamento de Prática, que acontece no Saber em Ação, onde os professores(as) reunidos em seus polos apresentam práticas que foram realizadas com os estudantes no ano anterior. A distribuição do exemplar será realizada no final do ano de 2025 para todas as escolas da rede Sesi-SP e para as Secretarias de Educação das cidades conveniadas ao Sistema Sesi”, finaliza Daiane.